domingo, 15 de março de 2009

Guitar Hero : Eddie Van Halen

Edward Lodewijk Van Halen, mais conhecido como Eddie Van Halen (Amsterdã, 26 de Janeiro de 1955), é um músico holandês, famoso como guitarrista e produtor musical e co-fundador da banda Van Halen. Juntamente com seu irmão Alex Van Halen, Eddie fundou a banda Van Halen, famosa internacionalmente no ramo do Hard Rock. Hoje em dia, conta com seu filho, Wolfgang Van Halen, como baixista do Van Halen.




No início da carreira, Eddie tocava bateria e teclado e Alex (irmão de Eddie) tocava guitarra e estudava teclado junto ao irmão, Eddie. Com o tempo Alex ficou melhor que Eddie na bateria, e Eddie passou a treinar guitarra, superando-o. Eddie Van Halen é considerado um dos melhores guitarristas que o mundo já conheceu, sua rapidez e criativade chamaram atenção logo no seu primeiro disco (VAN HALEN) com a faixa Eruption. Dizem que Eddie aumentava a potência de seus amplificadores a cada show, usando o máximo de força que seus amplificadores podem agüentar, hoje isso não é mais freqüente. Criador e popularizador de muitas técnicas, este Guitar Hero tem influenciado milhares e milhares de guitarristas há mais de duas décadas, popularizando assim, a técnica do tapping.

Equipamento e Estilo de Eddie Van Halen :



Seu primeiro instrumento foi construído por ele mesmo. Foi a Frankstrat, uma guitarra com corpo Fender Stratocaster 60 e um braço Mapple. Sua primeira pintura era inteira branca com listras pretas, isso em 1972. Em 1974 Eddie percebeu que haviam muitas guitarras com pinturas parecidas , entao pensou: "vou melhorar essa pintura, farei diferente.". Então Eddie chegou a conclusao de pintá-la inteira de vermelho com listras brancas e pretas. O corpo da guitarra custou-lhe uns 80 dólares na época (era usado), e o braço uns 50 dólares. Com os captadores ele não teve dúvidas, usou um captador de uma Gibson Flying V. Entao eis a Frankstrat. Hoje a Fender juntou-se a Eddie para fazer uma réplica de sua guitarra, mas com TODOS os detalhes. Eddie aceitou e foram ao trabalho. Dois anos se passaram e ao término estava PERFEITA em cada detalhe, como lascas nos cantos, riscos, queimaduras de cigarros e até mesmo o captador do braço que não funciona. Existem somente 300 dessas no mundo, e custam em torno de 50 mil reais. Depois de um tempo Eddie criou em parceria com a Music Man as guitarras Music Man Axis EVH Signature, passando depois para as guitarra EVH Wolfgang, com captadors DiMarzio Custom Made.

Amplificadores: Marshall Superlead Plexi "envenenados", Fender EVH 5150 III, Peavey modelo 5150 e 5150 II.

Efeitos : A Dunlop criou os efeitos signature de Eddie - MXR Phase 90 EVH, MXR Flanger EVH, MXR Crybaby EVH, MXR Chorus, Delay.

Técnica: Eddie Van Halen utiliza escalas diatônicas, e diversos modos como jônio, dório, eólio, mixólideo e etc. Também utiliza vários arpejos. Sua técnica utiliza bends, ligatos, tapping, alavancadas e harmônicos naturais. Costuma utilizar suas escalas sobre o campo harmônico da Guitarra.

Abaixo segue a partitura da música "Eruption" citada acima :








Com vocês toda a técnica de um dos maiores guitar heroes de todos os tempos:

Nenhum comentário: