quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Guitar Class - Joe Satriani fala sobre ligados e licks

Mais um "Guitar Class" com nada mais nada menos que o professor Joe Satriani....

Neste vídeo ele mostra um trecho da música "The Mystical Potato Head Groove Thing" onde utiiza uma técnica chamada "ligado". O 'ligado' consiste em ligar as notas successivas, de modo que não haja nenhum silêncio entre elas. É indicado na partitura por uma linha curva, colocada acima ou abaixo das notas, ou pela palavra "ligado". O resultado a ser obtido é sempre uma ligação de notas sucessivas num movimento contínuo. Na guitarra ou violão, no caso de as notas estarem na mesma corda, o 'ligado' é feito exclusivamente com a mão esquerda, martelando ou pinçando a corda, se o movimento for, respectivamente, ascendente ou descendente.

Já "licks" são pequenos solos com as características do guitarrista que são executados durante a música. É uma idéia melodica pra ser usada sobre uma harmonia.

Existem licks que viraram clássicos, e que hoje são usados por muitos guitarristas... Um desses:


E|-12-----------|

B|----15-12-----|

G|----------14--|

Mas o professor aqui é ele, então deixa o homem falar :



E aqui a música "The Mystical Potato Head Groove Thing" inteira :

Guitar Class - Riffs inspirados no Metallica

E lá vai o "biscoitinho fino" de novo....

Estava eu procurando algo interessante para postar e não é que achei um vídeo da loira ensinado uns riffs inspirados no Metallica ???

O vídeo é bem interessante e cai como uma luva para quem tá começando ou recomeçando e quer aquecer os dedos com riffs bem quentes...

Momento colírio/cultura/pauleira !!!! :D

terça-feira, 4 de novembro de 2008

Pinnacle M-Audio Jamlab

Nunca foi tão fácil para os músicos produzirem suas próprias músicas a um relativo baixo custo como é hoje em dia...

Naquele "boom" da popularização dos computadores pessoais (entre 1985 a 1995), nem se imaginava como os PC's e Notebooks iriam se tornar valiosas ferramentas de criação...

Em um dos meus primeiros "posts" falei sobre o BOSS Micro-BR, um estúdio digital pouco maior que um iPod, com 4 canais simultâneos de playback, mais 8 canais virtuais (total 32 canais virtuais), slot para cartão de memória tipo SD Card, efeitos internos, patterns de bateria embutidos, microfone embutido, afinador, MP3 player, porta USB ...

Hoje vou falar de outra ferramenta muito boa para gravação e edição de músicas : o Jamlab.



O Jam Lab é uma placa de som externa com baixa latência, uma entrada (Input) com impedância própria pra receber uma guitarra com nível de ruído mínimo e uma saída para ligar em um fone de ouvido ou caixas de som para escutar, em tempo real, o som da guitarra processado com efeitos.
Você conecta a Jamlab no micro via USB, isso garante seu transporte com facilidade, além de poder usar em LapTops que não possuem boa placa de som (a maioria, se não todos!).



Com ele você pode criar a sua base (ou loops), acrescentar solos, arranjos, incluir bateria....

Características :

- Entrada de guitarra de 1/4” (jack)
- Saída de linha/fone de ouvido de 1/8”
- Cabo USB incorporado
- Qualidade de áudio 24-bit, 44.1/48kHz
- Drivers para Core Audio, WDM y ASIO 2
- Suporte para Mac OS 10.3.8
- Inclui o software GT Player Express:
--> Efeitos profissionais
--> Simulação de pedais com EQ, coros, reverb, etc.
--> Reprodução a velocidade variável de arquivos padrões em formato AAC, MP3 e WAV*
--> Funcionamento independente, com ReWire ou como plug-in VST

*A versão PC de GT Player Express somente reproduz arquivos.WAV enquanto que a versão Mac reproduz arquivos .MP3, AAC, .WAV e .AIFF.



O video a seguir é uma demonstração feita por Jace Nuzback, e vou te dizer uma coisa : esse cara faz uma demonstração tão empolgante que dá vontade de sair correndo e comprar um destes....

Pode babar à vontade ..... ;)

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Tatiana Pará

E de repente fiquei super incomodado com um fato : só tem "cueca" tocando guitarra.... onde estão as meninas ????

Então para abrir espaço para as garotas, começo com uma brazuca : Tatiana Pará.



Formada bacharel em guitarra na Faculdade de Artes Alcântara Machado (FAAM), Tatiana se destaca na revista Guitar Player Brasil com sua coluna mensal, analisando e traduzindo numa linguagem moderna e didática os licks dos grandes nomes do blues mundial.

Toda essa bagagem musical se deve a anos de experiência como profissional dos palcos e estúdios.

Sua jornada guitarrística vem desde a adolescência, quando se apaixonou pela guitarra fazendo disso seu projeto de vida. Tatiana trabalhou com as bandas Barra da Saia, Kriptonita, Mana Ê, e outras.

Atualmente, além de acompanhar artistas e bandas, desenvolve trabalho com Dadá Cyrino & Youngsters Blues, Unsided e Lacme.

Além disso, a guitarrista ministra aulas particulares usando seu próprio método personalizado. Desenvolveu um método para aulas online, possibilitando levar informação para lugares distantes.

Possui um projeto instrumental com a irmã e baterista Nina Pará. Ainda em fase de composição e pré-produção, o trabalho mistura tendências do rock, blues e funk com muita energia.

Tatiana tem apoio das Cordas SG e guitarras Tagima.

Página da Tatiana no MySpace : http://www.myspace.com/tatipara

Aqui vai um trecho da apresentação de Tatiana Pará no Tagima Dream Team 2007 :

Guitar Hero / Guitar Class - Brian May

Doutor Brian Harold May , CBE (Hampton, Middlesex, Inglaterra, 19 de Julho de 1947) é o guitarrista da banda inglesa Queen desde sua formação, tendo sido, inclusive, um dos responsáveis pela criação da banda (juntamente com Roger Taylor), no início dos anos 70.



Antes de qualquer coisa, aqui já vão os devidos esclarecimentos :
- "Doutor" porque o talentoso guitarrista concluiu em outubro de 2007 (após 30 anos do início de sua pesquisa) sua tese de doutoramento em astronomia intitulada “A Survey of Radial Velocities in the Zodiacal Dust Cloud” (“Uma Pesquisa por Velocidades Radiais na Nuvem Zodiacal de Poeira”), tornando-se o primeiro guitarrista a alcançar um título de Ph.D.
- "CBE" é o título que Brian May recebeu da rainha (condecoração da Ordem do Império Britânico na classe de "Commander of the British Empire").

Mas voltando à guitarra que é o nosso foco, Brian May é conhecido por seu distinto timbre assim como pelo fato de ter construído (com seu pai) sua própria guitarra, chamada de Red Special. Ele também escreveu várias músicas famosas da banda como "We Will Rock You", "Tie Your Mother Down", "The Show Must Go On" "Who Wants to Live Forever" e "I Want It All".

Quando tinha 16 anos, o seu pai, técnico em eletrônica, propôs que construíssem uma guitarra elétrica juntos, uma vez que não tinha dinheiro para lhe dar uma nova. Assim, foram retirando objetos e velharias (por exemplo, de motos velhas) que juntas, em 18 meses, formaram a incrível Red Special, uma guitarra com uma acústica perfeita e inovadora para a época (tinha escala com 24 trastes). Ele a usa até hoje nos espetáculos, salvo em algumas músicas para não a colocar em risco.

O corpo desenhado pelo próprio Brian, é em um corpo semi-sólido, braço parafusado, fixado com um grande parafuso e mais dois pequenos internos. A madeira utilizada para o braço foi o mogno, madeira extraída da lareira da casa. A escala possui 24 trastes, uma característica inédita para as guitarras da época. Foi confeccionada em carvalho, e pintada de preto. O braço é grosso, pois foi construído com base num braço de violão.

O escudo é fetio de Perspex, material parecido com acrílico. A ponte foi toda feita à mão. A captação fica por conta de 3 single da Burns. Controles com 2 botões: volume e tonalidade. As chaves seletoras são 6, uma liga/desliga e outra inverte a fase para cada captador. O padrão de Brian é de duas bobinas com fases invertidas que proporciona efeito de humbucking e muito pouco altera essa seleção.

Ao final da construção, Brian e seu pai envernizaram a guitarra com uma cor avermelhada, de onde veio o nome.

Uma curiosidade: a Red Special na época saiu por £10.

Ao longo da história houveram várias cópias e réplicas: no final dos anos 70, Brian junto com John Birch, luthier de Birmingham – Inglaterra, desenvolveram a réplica, na cor branca. Ela aprece nos clipes "We Will Rock You" e “Spread Your Wings” do disco NEWS OF THE WORLD de 1977.

Na década de 80, é fabricada a 1º replica da guitarra lançada pela Greco Guitars – BM900. Em 84, foi a vez da Guild lançar a BHM-1. Em 93, também pela Guild, é lançado um modelo de luxo, a BM Limited Signature. Em meados dos anos 90, a japonesa Kz lançou a sua linha RS, a “K'z Guitar Works Red Special”

Em 96, a Red Special de Brian May, passou por uma necessária reforma. O escolhido foi o Luthier australiano Greg Fryer. Greg e Brian, chegaram a fazer três réplicas idênticas a original, e Brian batizou-as de: John Paul e George.

Em 2002, saiu uma linha lançada pela marca de captadores que Brian usa na RS, a Burn. Em 2003, parta comemorar os 40 da RS, Brian e o Luthier inglês Andrew Guyton lançaram uma série “Guyton Red Special Guitars”. Foram lançadas apenas 50, 40 na cor original e 10 na cor verde.

Em 2006, devido ao grande sucesso da linha Kz, é lançado a “Red Special Jr.”, um linha bem mais em conta, mas com bastante qualidade e em três cores: Natural, branca e preta.



Brian usa no lugar de palheta um moeda - 6 pences pra ser exato. Seu amplificador de "longa data" é o já renomado Vox AC-30 que, posteriormente, ganhou uma versão "signature" feita para o próprio May, o Vox AC-30BM.

Em 2002 e em 2006 Brian foi considerado o Melhor Guitarrista do mundo. O prêmio foi colocado pela MTV Americana em duelos de solos feitos entre vários guitarristas. Em 2007 Brian ficou em 4º lugar tocando apenas na Inglaterra em Shows. E foi eleito "Melhor Guitarrista do Mundo" em: 1992, 2000, 2002, 2006.

Equipamento de Brian May :



Hoje em dia a banda Queen é conhecida mundialmente e é considerada a melhor banda britânica de todos os tempos ( pela BBC ).

Digitech Whammy

O Digitech Whammy é um pedal de efeito pitch-shifter (pedal de efeito, que coloca notas sobre as que você tocar - 3ª, 5ª, 8ª acima e abaixo...), fabricado pela Digitech.Basicamente é um efeito de modulação, pois nele há uma variação de freqüência.





Quando acionado eleva a nota uma oitava acima, similar a um pedal de wah-wah, porém tem algumas outras funções diferentes também. O pedal de efeito Whammy, relançado pela Digitech inclui agora o novo Preset Dive Bomb que simula o som de uma alavanca pressionada até o corpo da guitarra e traz de volta os clássicos Pitch Bends suaves, o Detuning rico e as mudanças rápidas de harmonia (Harmony Shift) que determinaram o sucesso instantâneo do Whammy original.



Esse pedal Digitech aceita controle MIDI, e possui saídas separadas para os sinais com e sem efeito..



Entre os músicos que utilizam o Digitech Whammy estão Joe Satriani , Steve Vai, Tom Morello (Rage Against The Machine), Jack White (White Stripes), Kirk Hammet (Metallica), Dimebag Darrell (Pantera), The Edge (U2), Jimmy Page (Led Zeppelin) e David Gilmour (Pink Floyd).