quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Guitar Class - Afinando seu instrumento com harmônicos

Eu estaria mentindo se dissesse que queria colocar um post sobre afinação.....

Depois de posts e mais posts com um monte de "cueca" tocando guitarra, nada como um "biscoito fino" pra deixar esse blog mais bonitinho.... :D

Momento colírio e descontração .....

Escalas Pentatônicas

Na música denominamos Escalas Pentatônicas ao conjunto de todas as escalas formadas (como o próprio nome diz) por 5 notas ou tons. As escalas pentatônicas mais usadas são as pentatônicas menores e maiores que podem ser ouvidas em estilos músicais como o blues, rock e na música popular. Muitos músicos abreviam o seu nome e a chamam somente de penta.

Diz-se que surgiu na china, por algum músico que reuniu as divisões melódicas propostas por Pitágoras, que descobriu que, se uma corda gerava uma nota X, e fosse dividida ao meio, geraria a mesma nota porém uma oitava acima, ou dividida em 3 gerando outro intervalo harmônico e assim sucessivamente. foi o início da harmonia na música.

A escala pentatônica foi organizada pois, com as divisões em 3 propostas por pitágoras, eram gerados 6 intervalos distintos: B,C,D,E,G,A, porém a proximidade da nota B para a nota C era muita, e quando tocadas juntas, geravam uma "dissonância", sendo então retirada a nota B desta escala, foi formada a escala de 5 tons, gerada pela descoberta de Pitágoras.

Escala Pentatônica Maior
A escala pentatônica maior mais usada é aquela derivada da escala maior ou jônica quando tiramos o 4º e o 7º grau. Exemplo de escala pentatônica maior em Dó (C):

C D E G A => repare que as as notas F e B da escala maior natural foram suprimidas
T 2 3+ 5 6 => graus da escala

Obs: qualquer escala de 5 notas com a terça maior poderia ser considerada como uma pentatônica maior, porém esta é a forma mais comum.

Escala Pentatônica Menor
O mesmo raciocínio feito para a construção da escala pentatônica maior pode ser feito para construir a pentatônica menor que é baseada na escala menor natural, porém sem o 2º e o 6º grau. Veja o exemplo de uma escala pentatônica menor em Dó (C):

C Eb F G Bb
T b3 4 5 b7
* Obs: qualquer escala de 5 notas com a terça menor poderia ser considerada uma pentatônica menor porém esta é a mais usada.

Esta é a escala preferida pelos músicos de blues, rock e metal. Nela podemos incluir, ainda, uma sexta nota, no grau b5, também chamada de blue note, formando assim uma escala típica do blues.

Outras escalas pentatônicas:

Pentas menores:
C Eb F G Bb => penta menor com sonoridade próxima da escala menor natura
C Eb F Ab Bb => penta menor com sonoridade próxima da escala frígi
C Db F G Bb => penta menor com sonoridade japonesa
C Eb F G A => penta menor com sonoridade jazz
C Eb F A Bb => penta menor com sonoridade alterada

Pentas maiores
C D E G A => penta maior com sonoridade próxima da escala maior natural
C D E G Bb => penta maior com sonoridade próxima da escala mixolídia
C D E Gb A => penta maior com sonridade jazz ou lídio

(Fonte : Wikipedia)

E aqui uma explicação de Roger Franco sobre as "pentas" :

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Guitar Class - Steve Vai

Bom, esse post é um misto de "Guitar Class" e "Guitar Hero" pois vamos falar do incrível Steve Vai.

Steven Siro Vai, nascido em 6 de junho de 1960 em Carle Place, Estados Unidos, é um guitarrista, compositor e produtor musical, conhecido por ter recebido um prêmio Grammy (entre nove indicações), e citado como influência por inúmeros guitarristas desde a década de 1980 em diante.



Enquanto crescia, o jovem Steve começou a se interessar pelos guitarristas famosos da época, como Jimi Hendrix, o que o levou a aprender a tocar guitarra em 1974, com seu primeiro professor e atualmente grande amigo, Joe Satriani. Em uma entrevista ao programa do Jô em sua turnê pelo Brasil, Satriani disse que conheceu Steve quando o mesmo possuia apenas 12 anos de idade, com um jogo de encordoamento nas mãos pedindo para ensiná-lo a tocar guitarra, porém, Satriani afirmou que Steve já era um bom instrumentista, que na época tocava acordeon. Depois disso Steve entrou para a Berklee College of Music. Ele absorveu influências de muitos guitarristas, como Jeff Beck e o guitarrista de fusion Allan Holdsworth.

Steve ficou fascinado com a música de Frank Zappa. Em uma entrevista a revista Guitar Player Norte Americana, Steve disse que inúmeras vezes, telefonou para Zappa tentando contato (sem muito sucesso), contudo, com muita insistência, Frank atendeu o telefone e perguntou o que Steve desejava. Steve disse que não existia ninguém capaz de transcrever em partituras, com tanta perfeição quanto ele, as músicas de Zappa. Então Zappa, curioso, o autorizou e tão logo Steve enviou pelo correio transcrições dos solos de guitarra de Zappa para o próprio, e após encontrar Steve pela primeira vez, Zappa ficou tão impressionado com as habilidades do jovem que o convocou para trabalhar transcrevendo suas intermináveis seqüências de rock sinfônico experimental. Nesse estágio de formação de sua carreira, Steve registrou seu talento em faixas como Moggio e Stevie's Spanking.

Após deixar Zappa em 1982, Steve mudou-se para a Califórnia, onde gravou seu primeiro álbum, Flex-Able, e tocou em várias bandas. Em 1990, Steve lançou seu álbum solo Passion and Warfare, largamente aclamado pela crítica. Isto sedimentou sua posição no topo dos guitarristas "virtuosos".

Em 96, Steve se juntou ao G3 com Joe Satriani e Eric Johnson. Os shows consistiam em uma apresentação individual de cada um dos músicos e uma jam session entre os três. A turnê foi registrada em 1997, com o lançamento do CD e VHS G3: Live in Concert.

Em 2005, foi lançado o álbum Real Illusions: Reflections, e Steve Vai e The Breed (nome pelo qual sua banda é agora chamada) embarcaram numa turnê mundial para divulgação do álbum.

Steve Vai continua saindo em turnês regularmente, tanto com sua banda como com seu antigo professor e amigo Joe Satriani nas turnês do G3.

Esquema do equipamento de Steve Vai, segundo o site GuitarGeek :



Steve Vai - Guitar Lesson (aparece um gordão no começo do video mas é bem rápido.... o video inteiro é com o Vai ):

terça-feira, 28 de outubro de 2008

Guitar Heroes - Jimi Hendrix

Já que falamos dos amplifiadores Marshall no post abaixo, nada mais justo do que falar também de Jimi Hendrix, afinal "Jimi Hendrix foi sem dúvida o maior embaixador que já tive", afirma Jim Marshall, fundador da Marshall Amplifiers.

"Para mim, sua habilidade para tocar ainda é a melhor de todos os tempos, e sua performance como 'showman' era fantástica. Eu ainda lembro de como Jimi apavorava todos os grandes guitarristas ingleses, porque eles nunca tinham visto ou ouvido nada parecido com Jimi - ninguém tinha."



James Marshall “Jimi” Hendrix, (nascido em 27 de novembro de 1942; falecido em 18 de setembro de 1970) foi um guitarrista estadunidense, cantor, compositor e produtor que é amplamente considerado o mais importante guitarrista da história do rock. Como guitarrista, ele se inspirou nas inovações de músicos do blues tais como B. B. King, Albert King e T-Bone Walker, assim como nos guitarristas de R&B (rhythm and blues) tais como Curtis Mayfield.

Equipamentos de Jimi :



- Guitarras : Fender Stratocaster e Jaguar, Gibson Les Paul, SG e Flying V.

A despeito da sua agitada agenda de turnês e seu perfeccionismo notório, ele era também um produtivo artista que deixou mais de 300 gravações inéditas, além de seus três LPs oficiais e vários compactos. Ele se tornou lendário como um dos grandes músicos do rock da década de 60 que, tal como Janis Joplin, Jim Morrison e Brian Jones se lançaram para o estrelato, tiveram sucesso por apenas uns poucos anos, e morreram ainda jovens.

Segue aí 10:31 de técnica e puro Rock'n'Roll :