domingo, 15 de março de 2009

Cursos de guitarra on-line (grátis !!!!)

Ah! Nada como a Internet hoje em dia ! Tudo na faixa ! Até curso de guitarra !!!!....

Há muito tempo entrei em um conservatório/centro musical e comecei a estudar guitarra a sério... Foi bom, já estava em um estágio avançado - lendo partituras, aprendendo teoria musical...- mas tocar bem uma música do início ao fim ... nada !!!! Era só escalas e mais escalas...

Aqui abro um parêntesis para falar da metodologia de ensino no Brasil (aliás vale para todo o tipo de ensino) : já tá mais do que na hora de mudar esse padrão de ensino que definitivamente não consegue atrair a atenção dos alunos !!! Ainda tem professor que ensina "Asa Branca" (fala sério!!), gente que ainda usa aqueles livros do Francisco Tárrega (arrrrghhhh !!!), método de violão do Mascarenhas (aaaaaiiii !!!)... Isso sem contar aqueles professores que insistem em ensinar MPB, Jazz ou Erudito para o aluno que gosta de Rock .... Não dá mais para aguentar isso em pleno século 21, não é ???

Não estou dizendo que Tarrega, Mascarenhas, MPB e Jazz não são bons !!! Claro que tudo isso tem imenso valor, mas coloque-se no lugar de um garoto de uns 13, 15 anos, doido para agitar, mostrar aos colegas que sabe a musica x, y e z... e toma um balde de água fria com esse currículo aí acima... É nessas que um monte de gente desiste do instrumento...

É claro que existem alguns cursos que já estão com um conceito/esquema totalmente novo em relação a educação musical (não conheço a IGT, mas parece que lá a coisa é bem diferente...), mas a esmagadora maioria ainda tá no tempo das "trevas" (por que será que "conservatório" me lembra "conservador"????? ) ;-)

Já no exterior eles te direcionam para o que você quer tocar, e é tão estimulante o modo como eles ensinam que você tem a certeza de que vai sair daquele curso tocando melhor que Hendrix...

Eu, como várias pessoas, larguei meu curso de guitarra após muita escala e quase nenhuma música, e porque não conseguia "visualizar" o contexto daquele monte de escalas na música...

Hoje, com outra cabeça e após um salutar hiato de 4 anos sem tocar guitarra (literalmente), estou voltando aos estudos. Mas não estou afim de pagar pelo mesmo tum-tum-tum de sempre !!!

Então fui ver o que tinha na Internet, e achei isso :

Guitar Lessons for Beginners - About.com : Site legal - em inglês - com bastante aulas na faixa, e com vídeos de apoio. Você tem que se cadastrar, mas é tudo grátis... Teoria, tablatura, arquivos de áudio (MP3) e vídeo. Cotação : Vai com fé....

ABC Learn Guitar : Outro site porreta - em inglês - que tem bastante coisa "free" e muitos textos com dicas de técnicas, como escolher um bom violão ou boa guitarra. Tem vídeos. Cotação : Dá para encarar...

Beginners Guitar Lessons : Não tem muita coisa gratuita, mas tem tablaturas e vídeos de trechos de músicas mais conhecidas pela galera : Deep Purple, Metallica, Nirvana, Led Zeppelin... Também é um caminho.... Cotação : Nem tudo na vida é perfeito ....

Guitar Tricks : é legal pelos vídeos que ele tem - rock, blues, country, técnicas - mas para acessá-los você deve criar o que eles chamam de "perfil gratuito". A dica é criar uma conta de e-mail gratuita (tipo Gmail, Yahoo, IG) para utilizar no cadastro, porque com certeza vão entupir sua caixa com propaganda....

Free Jam Backing Tracks For Your Music Practice: tem um monte de faixas com guitarra ritmo, bateria e baixo para que quer treinar guitarra solo. As faixas são legais e vale a pena o tempo gasto para baixar. Atenção: não use a opção download deles porque eles direcionam para uma página que no final vai te pedir para ser assinante do site. Veja a dica mais abaixo de como obter as faixas em MP3.

Tem mais, muito mais na Internet...

Dicas :
- para usar o Google tente colocar palavras chaves como "guitar free lessons", ou "guitar class" ...
- Use o Firefox ao invés do Internet Explorer (Micro$oft) que é um lixo.... No Firefox adicione o plugin DownloadHelper e seja feliz !!!! Ele identifica automaticamente o vídeo ou áudio do site e disponoibiliza-o para você baixá-los com um só click do mouse....
- Se você mora na capital de São Paulo, nas bancas da Av. Paulista próximo a Rua Augusta há bancas que vendem revistas de guitarra (tipo a Guitar Player) que vem com cd's com lições e "jam tracks". Neste mês por exemplo há um revista com DVD com aulas e dicas de Jeff Loomis da banda Nevermore... No Rio de Janeiro há uma banca no final da Rua Ataulfo de Paiva, Leblon (antes da Praça Cazuza) que também vende... nos demais estados não tenho referências, mas deve ter na capital do seu estado, na parte mais "rica" da cidade.... :-(
- Só toque o que você quer, não toque se você estiver sem vontade/paciência para isso.
- Perseverança é tudo
- Aprenda o que você gosta e depois de adquirida essa prazeirosa experência, vá atrás do resto (você vai ver como fica mais fácil)

Bom estudo !!!!

10 comentários:

Reaper disse...

Olá Wandeck, tudo bem?
Em primeiro lugar, arabéns pelo blog.
Eu sou um aspirante a guitarrista semi-frustrado pela falta de tempo para me dedicar à prática.

Em todo caso, gostaria que acompanhasse meu blog, em breve postarei livros / vídeo-aulas de guitarra para o pessoal poder estudar em casa ou simplesmente babar um pouco.
O endereço é: http://hmtildeath.blogspot.com/

Abraço,
t+

ANDREIA disse...

boa noite Wandeck, achei bem legal seu blog, entao disposto a ensinar o q vc ja aprendeu ou seja passar o conhecimento adiante, curto um rock estou louca pra aprender a tocar guitarra mais infelizmente estou na cidade do pagode onde ser musico é fazer um AHAHA e colocar um mulher semi nua no palco, entao afim de me ensinar a tocar prometo que seria uma aluna aplicada, qualquer coisa Dkalve@hotmail.com

Wandeck disse...

Andreia,

Então... eu já passei por conservatório de música, estava até lendo partitura, mas daí eu parei e já esqueci de uma pá de coisas....

Então faz assim : continua seguindo o blog que nesse ano que entra (2012) vou tentar ser mais assiduo nele e vou bolar um esquema de aulas on-line.. segue comigo e vamos aprendendo juntos, ok ? Abraços !!!

Anônimo disse...

Cara como toco bulls on parade

Anônimo disse...

Por favor me ensina a tocar guns n roses e bulls on parade

Wandeck disse...

Bull on Parade / Guns:

Youtube - procure por "Bulls on Parade Lesson". Idem para Guns.
Exemplo : www.youtube.com/watch?v=kyxKJLgfT7A

Tablatura : http://tabs.ultimate-guitar.com/r/rage_against_the_machine/bulls_on_parade_tab.htm

Nesse site também tem tablaturas do Guns.

Se você tem no seu computador o Guitar Pro (e se não tem corre atrás e arranja um), pega o arquivo da música nesse link :
http://www.theguitarlesson.com/guitar-pro-tabs/?s=bulls+on+parade

Aliás, o Guitar Pró é ótimo para aprender música na minha opinião.

Depois vc me diz se conseguiu tirar a música !

Abraços !

Reinaldo disse...

Ola brother, sou um afissurado por guitarra, tenho uma mas não sei nada sobre o instrumento, e alem do mais é a falta de tempo, quero mais informaçõe sobre seu curso. Muito arigathô

Wandeck disse...

Reinaldo,

Tô no mesmo problema que você : falta de tempo. Mal tenho tempo de atualizar o blog quanto mais de tocar guitarra.... mas eu não desisto não, sempre que pinta uma brecha estou com a minha guita no colo !!

Cara, o curso não é meu não, esses cursos que eu citei são de outros sites que eu achei bem interessantes e que ajudam muito a praticar guitarra sem gastar um tostão. Tem outros posts no meu blog que também tem dicas de mais sites e de livros que valem a pena adquirir... O negócio é não desistir porque tanto amador como profissional, tocar guitarra é a melhor coisa que inventaram para relaxar, tirar o stress e manter a saúde do corpo e espírito em dia !!!

Um forte abraço !!!

vando.shura disse...

nossa manow ali na onde esta colocado minhas sao as suas guitarras nossa se sao vc tem a guitarra q eu sempre quis vc tem uma GIBSON LES PAUL eu simplesmente amo essa guitarra uma dia eu vou ter uma original mas por enquanto eu me contento com a minha FENDER JAGUAR HH coloco fé na sua coleção e demais

Wandeck disse...

Pois é Vando,

Essa 'coleção' são as guitarras que venho adquirindo desde o tempo de 'pivete'. Meu pai me deu uma Giannini Super Sonic, depois minha mãe com muito esforço me deu uma Flying V da Finch e anos depois eu fui comprando o resto até chegar na minha tão sonhada Gibson Les Paul. O negócio é não desistir, porque quando menos se espera aparece uma boa oferta que cabe no nosso bolso.

Quanto a Fender Jaguar, cuida dela com carinho porque é raridade por aqui essa guitarra, já que o que mais se vê é Strato e Telecaster.

Boa sorte !