quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Marshal Amps

A História dos Amplificadores Marshall é a história de dois ingleses, Jim Marshall e Ken Bran, uma parceria de muitos decibéis e de muito sucesso.

Jim tinha sua própria loja de bateria muitos músicos começaram a pedir a Jim que colocasse outros acessórios e Instrumentos, não só baterias mas guitarras, violões, contrabaixos e acessórios. Nesse tempo Jim costumava fazer reparos em amplificadores e começou a ''nascer'' ai algumas idéias e junto com Ken Bran começam a desenvolver protótipos de amplificadores.

A loja passa a ser um bom ponto de referência para alguns músicos, os amplificadores Fender são novidade na Inglaterra, Jim e Ken praticamente ''copiam'' o projeto e desenvolvem um protótipo que posteriormente se chamou MK-1, em 1962.

Com os amplificadores sendo desenvolvidos (principalmente por Ken), Jim começa a pensar nos gabinetes de falantes, e desenvolve ''meio'' por acaso na garagem de sua própria casa num dia de folga uma caixa enorme com um falante de 18 polegadas, mas ainda sem nenhum amplificador para testar ele procura uma empresa chamada Lead, que fabricava na época amplificadores de áudio e consegue testar sua caixa, e provavelmente foi esse teste que acabou convencendo essa dupla a prosseguir em pesquisas e finalmente desenvolver o primeiro MK-1.

Na verdade eles já tinham muita coisa em mente, faltava um empurrão ou uma certeza de que conseguiriam alguma coisa realmente pesada e diferenciada. Esses primeiros amplis eram na verdade bem cópias dos Fenders mas com mais médios e peso. A diferenciação era com relação aos amplis da Vox que eram usados por Pete Townsend e tanto Jim e Ken queriam algo diferente dos Vox, que além de serem também ingleses, eram mais ardidos que os Fenders e a idéia era conseguir um bom som de distorção com mais ''punch''.

Em 1964 Jim desenvolve uma caixa separada com quatro falantes especialmente para Pete Townsend, o amplificador então é colocado num gabinete separado e passa a ser conhecido como cabeçote ou Head, e o sistema todo como ''stack''.

Em 1965 sai o primeiro amplificador de alto ganho de 100 watts, o modelo 1959. Temos o JTM-45 que passou a se chamar JTM-50 em 1966, e desenvolvem amplificadores para PA como o MK-3, e o MK-4 sai com trêmolo e lançam uma linha de 50 watts conhecido como modelo 1987. Nessa época temos mudança no logotipo e todos são valvulados logicamente. Tanto a potência como o pré-amplificador.

No final do ano de 1965 a Marshall fabricava cerca de 40 amplificadores (cabeçotes) e de 60 a 100 gabinetes (caixas) por mês, em lugares separados. O negócio começa a dar certo e ai ninguém segura mais a dupla Jim e Ken.



Na década de 70 foram fabricados também muitos amplificadores com o ''brand'' ou outro nome ''Park'', na verdade uma prática muito comum na Inglaterra em ''dividir'' a empresa em vários brands e burlar o fisco ou deixar de pagar uns impostos(a Inglaterra é um dos países com impostos mais pesados). Esses Parks na verdade são totalmente Marshall por dentro.

Em 1982 sai a série 'Aniversário 20 anos', e começa ai a era das reedições, prática adotada nos anos 80 tanto pelos fabricantes de Instrumentos como de Amplificadores.

Em 1987 sai a série 'Jubileu' modelo '2555' comemorativo aos 25 anos, que também foram feitas apenas 500 unidades, e posteriormente esse modelo 'Jubileu' foi relançado em junho de 1996 como '2555SL JCM Slash Model'.

Além destes existem também as séries "estudo", que são amplificadores pequenos porém potentes e com bom desempenho, ideal para quem está começando a cair na estrada. São eles MG-15 CD e MG-30 CD. Segue abaixo o video de demonstração de um deles :

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Guitar Class - Dicas de Joe Satriani

Uma vez professor, sempre professor !

Sem mais delongas.... 10 dicas do mestre :

Guitar Hero - Joe Satriani

Joe Satriani (nascido em 15 de julho de 1956 em Westbury, Nova Iorque, EUA) é um dos guitarristas mais bem sucedidos no rock instrumental dos últimos tempos e foi professor de alguns guitarristas famosos tais como Steve Vai, Kirk Hammet do Metallica, e David Bryson do Counting Crows.



Em 1984 Satriani grava um EP com o seu próprio nome contendo 5 músicas em que havia apenas guitarras. Steve Vai, seu amigo e ex-aluno, consegue para Joe um contrato com a Relativity Records, e na mesma época lança seu primeiro álbum: "Not Of this Earth".

A sua fama porém veio com o disco "Surfing with the Alien". Álbum que lhe rendeu milhões de vendas ao redor do mundo e sua primeira indicação ao Grammy.

Em 1996, criou junto com Steve Vai a turnê G3, na qual participa todos os anos desde então ao lado de outros grandes guitarristas virtuosos.

Joe conseguiu, num mundo dominado pelo pop, vender milhões de álbuns de rock instrumental, esgotando regularmente a lotação nos seus concertos e sendo o único artista a receber dois prêmios Grammy pela mesma música, "Summer Song".

Atualmente é guitarrista de um projeto de Sammy Hagar (ex-Van Halen) chamado Chickenfoots.

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Guitar Class - Desenvolvendo Velocidade

Desenvolver velocidade não é uma tarefa fácil e nem é algo que se obtém da noite para o dia. Velocidade é o fruto de muita dedicação e muita repetição.

Uma coisa boa a se ter para ajudar nos estudos é um metrônomo. O metrônomo dará uniformidade, ritmo e andamento à execução de um exercício, ajudando-o a aumentar a velocidade aos poucos, conforme você aumenta suas batidas por minuto (bpm). Coloque um metrônomo em uma velocidade na qual você consiga tocar confortavelmente uma escala (pentatônica por exemplo), e quando se sentir seguro naquele tempo vá aumentando e treinando gradativamente. Repita o exercício várias e várias vezes e você verá que vai conseguir acompanhar batidas mais rápidas depois de um tempo...

A velocidade é desenvolvida com a prática constante, ou seja, você fica mais rápido à medida que fica mais hábil. Quanto mais repetir um determinado exercício, mais rápido você ficará.

Para se ter uma idéia de metrônomo x batidas, aconselho o link na Wikipédia : http://pt.wikipedia.org/wiki/Metrônomo

Se você tá sem tempo ($$$$$) para arranjar um metrônomo, use este online, gratuito :
http://www.metronomeonline.com/

E aqui vai uma aula do site www.GuitarMinute.com :

Dean Dime From Hell

Darrell "Dimebag" Abbott (nascido em 20 de agosto de 1966, falecido em 8 de dezembro de 2004), também chamado de Diamond Darrell, foi guitarrista das bandas de heavy metal Pantera, Damageplan Rebel Meets Rebel.

Dimebag morreu no dia 8 de dezembro de 2004 no show de sua banda Damageplan no Alrosa Villa em Ohio. Nathan Gale, o assassino, deu 3 tiros na cabeça de Dimebag que morreu na hora. Nathan Bray, Erin Halk e Jeff Thompson que trabalhavam no lugar e para a banda também foram mortos com tiros, sendo 15 no total. O policial James D. Niggemeyer matou Nathan Gale.

Os motivos que levaram Nathan Gale a cometer o crime nunca foram completamente compreendidos, embora alguns relatem que, antes de atirar, ele gritou algo sobre a dissolução da banda Pantera, da qual o guitarrista Dimebag Darrell fazia parte. Amigos afirmavam que ele era um grande fã do Pantera e que ele sofria de problemas mentais.



Dimebag era endorser das guitarras Dean e tinha algumas linhas com seu nome. Uma destas é a Dean Dime From Hell. Características:

- Corpo: Mahogany
- Acabamento azul com detalhes de relâmpago
- Braço: Mahogany
- Escala 24-3/4"
- Escala: Rosewood
- Headstock com o famoso logotipo da Dean
- Captação Ponte: Bill Lawrence L500XL
- Captação Braço: Dean humbucker
- Ponte: Licensed Floyd Rose tremolo
- Tarrachas: Grover
- Case: Dean Deluxe Case






E aí vai a demonstração dela :

BC Rich Warbeast



Babando ? Eu também ....

Essa belezinha aí acima é fabricada pela B.C. Rich, que também fabrica outro modelo bem parecido (Warlock) que já foi vista nas mãos do Max Cavalera (Sepultura), Blackie Lawless (W.A.S.P.) e Kerry King (Slayer) entre outros...




Características da "menina" (fotos abaixo) :


- Corpo em Basswood
- Braço parafusado em Maple
- Escala em Rosewood
- Headstock modelo SOB Beast
- Tarrachas BC Rich
- Escala de 25 1/2"
- 24 trastes (2 oitavas !) jumbo de 2.7mm
- Nut de 43mm
- Espessura 45 mm
- Botões Grover Rotomatics
- Controles de volume, tonalidade e chave de 3 posições
- 2 captadores humbucker BC Rich
- Cor Ônix
- Endereço : http://www.bcrich.com/warbeast_wmd.html#

E tem esse modelo esquisitão (Warlock), todo transparente, nessa case prá lá de doida (mas que até eu queria ter....) :



E aí vai uma demonstração dela.... (PS.: Não reparem no jeitinho do 'rapaz'... meio delicado o detalhe da perninha.... hsuahsuHAUhauhsUAHSUhauh!!!!!)


domingo, 19 de outubro de 2008

Guitar Class - Dave Mustaine

David Scott Mustaine (La Mesa, Califórnia, 13 de setembro de 1961) é vocalista, guitarrista e líder do grupo Megadeth. Dave é um pioneiro do estilo thrash/speed metal no mundo.



Começou a tocar na banda Panic em 1979, que terminou após um dos seus primeiros shows devido à morte de alguns integrantes que estavam dirigindo embriagados e capotaram o carro ao sair do show.

No ano de 1981, Mustaine conheceu Lars Ulrich através de um anúncio num jornal chamado Recycler, e entrou para o Metallica, juntamente com Ron McGovney no baixo.

Como nessa vida nada é tão simples, sempre dando muito trabalho - bêbado e drogado - Dave acabou sendo expulso da banda. Mesmo saindo do Metallica, Dave criou grande parte das letras, riffs e solos do primeiro álbum da banda, Kill 'Em All. Ele jurou se vingar montando uma banda melhor e mais pesada que o Metallica : o Megadeath.

Equipamentos do Dave :

Guitarras

* Dean Guitars Dave Mustaine Signature
* Ovation Tangent T-357

Amplificadores

* Rocktron Prophesy pre-amps
* Marshall EL34 100/100 power amps
* Marshall PB100 Powerbrakes

Microfones

* Shure SM-57 speaker cabinet mics

Hora da aula :

Guitar Class - Kirk Hammet

Kirk teve o primeiro contato com o rock através de seus irmãos e primos, em especial seu irmão Rick e uma grande coleção de discos de nomes como Jimi Hendrix, UFO e Led Zeppelin. O pequeno Hammett cresceu querendo ser um novo Hendrix ou Santana. Pelo que vemos há alguns anos atrás, Hammet chegou bem perto de seus ídolos tocando no Metallica.



Kirk começou a aprender guitarra com 15 anos de idade e um de seus primeiros professores foi ninguém menos que Joe Satriani (que também voltaria a lhe dar aulas de aperfeiçoamento anos depois, com Kirk já no Metallica). O problema é que no começo, Hammett não tinha muita coordenação motora e Joe tentou convencê-lo de que guitarra não era o instrumento ideal para ele. O então futuro guitarrista se enfureceu e começou uma dedicação de mais de 12 horas diárias no instrumento — em questão de meses, através de seu esforço, o futuro integrante do Metallica virou um autodidata no assunto.

E aqui vai uma aulinha com ele .... ;)

Guitar Heroes : Ace Frehley




Filho de Karl e Esther (Um engenheiro eletricista e uma dona de casa). Ganhou sua primeira guitarra aos 14 anos de idade. Talentoso e criativo adolescente, Ace tem como influências Rolling Stones, Jimi Hendrix e Led Zeppelin.

Foi em 1973 que Ace achou no jornal um anúncio de uma banda desconhecida procurando um Guitarrista. A primeira impressão que passou a Gene Simmons, Paul Stanley e Peter Criss é que era um desabrigado, devido as suas roupas (o par de botas era composto de um pé laranja e outro pé vermelho). Chegou e foi logo ligando sua guitarra e tocando, mas teve que parar e esperar sua vez. Mas após impressioná-los no teste, tornou-se o quarto membro do Kiss. Artista nato, foi Ace quem criou o logotipo da banda. Após a não tão boa aceitação da crítica nos três primeiros Albuns do Kiss, o Alive! (Compilação ao vivo dupla), leva a banda em disparado ao sucesso absoluto, tornando o Kiss a banda americana mais sucedida de 1975 a 1980.

Ace saiu do Kiss em 1982, mas houve um breve retorno à banda em 1996 (na ocasião do MTV Unplugged e do retorno às máscaras), onde ficou até 2001.

Nos anos em que não esteve no KISS, Ace gravou albuns solos e tocou em diversos clubes, além de ter inspirado outros músicos (como Dimebag Darrell e Snake Sabo) a gravarem albuns de tributo a ele.

Guitar Heroes : Stanley Jordan




Stanley Jordan (n. Chicago 31 de Julho de 1959) é um músico de jazz. Aclamado como um dos guitarristas que fizeram grandes contribuições técnicas e musicais para o instrumento, Stanley Jordan já se consolidou no rol dos músicos mais significativos de sua área.

A carreira de Stanley Jordan tem fatos tão pitorescos quanto sua técnica. Mesmo formado em teoria musical e composição da Universidade de Princeton, ele escolheu viver a experiência de músico de rua, tocando em Nova York, Filadélfia e várias cidades no Meio Oeste e no Sul do Estados Unidos. A opção, ao contrário de outros casos, deu-lhe notoriedade. Afinal, os comentários davam conta de "um guitarrista incrível que tocava por alguns cents".

Atraído pela novidade, o executivo Bruce Lundvall, então no selo Elektra Music, o procurou para uma audição e, impressionado, convidou o artista para gravar. Stanley Jordan recusou - acreditava que não estava pronto e queria se dedicar à música com a mesma intensidade com que se dedicava à família.

Um ano e meio depois, Lundvall - já na recém-reativada Blue Note Records - voltou à carga e Stanley Jordan se tornou, então, o primeiro artista da nova fase do lendário selo. O álbum que se seguiu, Magic Touch (1985), foi primeiro lugar no quadro de jazz da revista Billboard por 51 semanas e rendeu a Stanley Jordan duas indicações para o Grammy e Disco de Ouro certificado nos EUA e Japão.

Oferecendo uma síntese inteligente e sensível de estilos de jazz, Magic Touch tocou fundo o público em geral. Sua versão de "The Lady in My Life", de Michael Jackson, é considerada um padrão definitivo para o gênero conhecido como jazz contemporâneo.

Em 1990, ele lançou o álbum Cornucopia. Extremamente aplaudido e também indicado para o Grammy, Cornucopia não deixou nenhuma dúvida: Stanley Jordan continuava a crescer musicalmente. Jordan, em seguida, se mudou para a gravadora Arista e, em 1994, lançou Bolero. O disco inclui uma versão groove-orientada de Bolero de Ravel. (fonte : Wikipedia)