segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Tagima Dream Team 2009 - Retrospectiva

Continuando a retrospectiva de 2009 (como disse antes devido a falta de tempo para edição das matérias), nesse post vamos contar como foi a Tagima Dream Team 2009 (TDT-2009), realizada em 22 de Setembro de 2009.

O evento foi realizado no Moinho Eventos (Rua Borges de Figueiredo 510, Moóca - São Paulo), um espaço com 4.000 metros de área, dedicado a grandes eventos, shows e lançamentos.

O evento começou a partir das 9h e encerrou com uma grande jam as 20h. A entrada era 2 quilos de alimentos não perecíveis, destinados a instituições de ajuda a carentes. Cheguei lá pelas 10:00 e ainda não havia ninguém se apresentando e/ou instrumentos em exibição, mas haviam algumas
guitarras, baixos e violões Tagima para o público tocar e testar à vontade. Somente às 11:00 é que começaram os eventos...





O espaço era dividido entre o palco principal (dentro da casa de shows) onde se apresentaram as atrações principais do evento, a tenda Master Class na entrada da casa de show, onde músicos convidados exibiam suas experiências, técnicas e exercícios, e a Tenda Brasil onde endorsees da marca de vários pontos do Brasil exibiam suas obras. Os workshops foram coordenados pelo IG&T.







Nesse quesito, na minha opinião, a organização do evento deveria ter pensado melhor, porque tudo acontecia simultaneamente. Como o evento principal atrasou um pouco, deu tempo para ver a apresentação do Denison Fernandes, por exemplo...



Eu também vi a apresentação de Gabriel Guerra, porém as demais apresentações da Tenda Master Class (12 restantes) não foi possível, porque ou eu ficava ali, ou na Tenda Brasil ou na Principal...

Na Tenda Brasil por exemplo só consegui ver um pouco da apresentação de Nelson da Hora...



Os sons não ficavam embolados - com exceção do pessoal da Octagon que quando começou a apresentação no salão principal chamou a atenção de todo mundo que estava do lado de fora. Mas realmente foi uma pena ter tantos músicos de talento reunidos em um só lugar e ser obrigado a fazer uma escolha entre eles.... Talvez o ideal na próxima vez seja quebrar o evento em 2 dias...

Como tive que fazer uma escolha, optei pelo salão principal, onde rolava o Tagima Dream Team.. A primeira apresentação foi Cacau Santos, que começou esquentando a platéia com temas regionais de Pernambuco...



O próximo a se apresentar foi Leandro Ferrari, endorsee das gaitas Bends. Foi uma apresentação bem original deste gaitista cuja base é em Belo Horizonte. Ele utiliza uma gaita diatônica Harmônica Synth e altera seu timbre através de pedais de guitarra.





Em seguida houve a apresentação do carioca Ulisses Rocha. Perfeccionista, levou algum para o som do ambiente ficar exatamente como queria, mas assim que tudo foi ajustado tivemos uma incrível apresentação do violonista que nem mesmo a goteira que havia na frente do palco conseguiu atrapalhar - goteira notada pelo músico e percebida na pele por mim e pelas outras pessoas que estavam na frente do palco...



Outra "fera" que se apresentou no evento foi Arthur Maia. Considerado pela crítica especializada como um dos melhores baixistas do mundo, Arthur Maia fez uma apresentação que comprovou isso. Super simpático e bem humorado conquistou a platéia toda e simplesmente arrasou no baixo.



Outra atração desta edição do TDT foi o professor da EM&T Mozart Mello, um dos maiores nomes da guitarra no país, que demonstrou sua técnica, versatilidade e bom gosto em sua apresentação.



Essa é a pedaleira do mestre :



Mozart Mello fez sua apresentação junto com Edu Letti (guitarra) e Fernando Rosa (baixo).



Após a apresentação de Mozart Mello e de alguns minutos onde os técnicos de palco penaram com um mau contato entre guitarra/pedaleira/amplificador, Kiko Loureiro apareceu no palco para uma apresentação arrasadora.



Kiko também falou - entre a apresentação de suas músicas - sobre as características da guitarra Tagima K2S BK que está com ele há alguns anos. Aliás todos os músicos que são endorsees da Tagima falaram um pouco sobre as características dos instrumentos que utilizam. Abaixo está a foto da pedaleira do Kiko Loureiro :



Thiago Espírito Santo, o baixista favorito das noites paulistanas, também tocou junto com Kiko Loureiro e também demonstrou uma técnica que deixou todos da platéia boquiabertos. No final deste post vocês podem conferir o vídeo desta apresentação.



Sérgio Hinds, publicitário, guitarrista e vocalista do grupo "O Terço" - banda com origens na Jovem Guarda dos anos 60 e considerada uma das mais importantes bandas da década de 70 - foi a próxima atração. Sérgio mostrou que ainda detona sua guitarra, apresentando para o público presente algumas de suas músicas.



Marcinho Eiras foi outro virtuose a se apresentar. Guitarrista autodidata, sua principal característica é a técnica "Two Handed Tapping", a qual foi possivel conferir no show onde ele tocou 2 guitarras simultâneamente.



Após Marcinho Eiras houve a apresentação de Vernon Neilly e Miguel Mega, a qual na minha opinião não esquentou muito o público não que estava ansioso pelas outras atrações que viriam....



A esta altura já começava a noite e o palco do Tagima Dream Team pegou fogo com Edu Ardanuy, que levantou o público com fraseados rápidos, arpejos velozes e riffs precisos.



A última atração individual da noite foi Juninho Afram (Oficina G3) que com sua técnica e musicalidade incendiou o público.



E quando todos pensavam que a noite havia acabado, Juninho Afram, Kiko Loureiro, Edu Ardanuy, Marcinho Eiras e Arthur Maia voltaram ao palco para finalzar em uma jam incrivel, esbanjando técnica e feeling em uma incrível versão de "I shoot the sherif" (Bob Marley).



E abaixo o vídeo da jam que rolou entre Edu Ardanuy, Kiko Loureiro, Arthur Maia, Tiago, Juninho Afran e Marcinho Eiras :



Resumindo : foi um dia incrível para quem pode ir - outro ponto a se ponderar no próximo evento é a possibilidade de realizá-lo no fnal de semana, pois lá só começou a ter público após as 19:00.
O local foi bem escolhido, quem chegou cedo - como eu - pode ficar na beira do palco assistindo em detalhes as técnicas destes grandes músicos. Parabéns a Tagima pela realização do evento e só espero que na próxima os pequenos detalhes a melhorar sejam resolvidos.

E a seguir os vídeos com a apresentação de Ulisses Rocha e Kiko Loureiro: