segunda-feira, 9 de abril de 2012

Jim Marshall (1923 - 2012)

Nesta Quinta-feira, 5/4/2012, Jim Marshall - fundador dos amplificadores Marshall e lenda do rock - faleceu. Segue abaixo o comunicado postado no site da Marshall: "É com profundo pesar que anunciamos o falecimento do nosso amado fundador e líder nos últimos 50 anos, Jim Marshall. Embora de luto pelo nosso "Guv'nor", porém, nós saudamos o homem lendário que levou uma vida plena e verdadeiramente notável.

A ascensão de Jim nos livros de história como "o pai do barulho" e o homem responsável pelo "som do Rock" é um conto verdadeiro "da miséria à riqueza". Cruelmente roubado de sua juventude por uma doença nos ossos, Jim cresceu para se tornar um dos quatro responsáveis pela criação dos instrumentos que permitiram a guitarra do rock ser como a conhecemos e a amamos hoje. O quarteto "arrasa quarteirão" Leo Fender, Les Paul, Seth Lover [n.t.: inventor do humbucking] e Jim Marshall, são realmente os pilares do rock.

Além de criador dos amplificadores escolhidos por inúmeros heróis da guitarra, Jim também era um homem incrivelmente humilde e generoso que, ao longo das últimas décadas, vinha silenciosamente doando muitos milhões de libras para causas nobres.

Enquanto a família inteira da Marshall Amplification lamenta a morte de Jim e sentirá a falta dele tremendamente, todos nós nos sentimos mais ricos por tê-lo conhecido e estamos felizes em saber que ele agora está em um lugar muito melhor que bem mais alto!

Descanse em Paz e Obrigado Jim.

Sua memória, a música e alegria que seus amplificadores trouxeram para incontáveis milhões de pessoas nas últimas cinco décadas, e o mundialmente famoso logotipo que orgulhosamente ostenta o seu nome viverá para sempre."

Em 1984, Marshall foi condecorado pela rainha com o título "Queens Award for Export", uma honra concedida em reconhecimento por seu trabalho como empresário e grande exportador. Desde que a companhia foi fundada há 50 anos, a Marshall tornou-se um dos nomes mais conhecidos pelos roqueiros. Bandas como Iron Maiden, The Cult, Slipknot e Whitesnake já haviam sido confirmadas para o show de aniversário de 50 anos dos amplificadores Marshall na Wembley Arena, em Setembro.