terça-feira, 15 de maio de 2012

Reactable

Tá... eu sei que o título desse blog é "Furia das Guitarras"... mas qual músico nunca se interessou por mais de um instrumento ? E o que é mais interessante hoje em dia é como a tecnologia cada vez mais infiltra-se na música ou no jeito como os músicos fazem música.

E esse foi o tema da coluna de tecnologia do Jornal da Globo - Conecte - de 16/05 onde exibiram um instrumento eletrônico musical multi-touch em formato de mesa (ou table para que adora um termo em inglês...), o qual chamam de Reactable.



Pelo que vi rapidamente pela web, esse instrumento já existe desde 2009 mas pelo jeito é mais popular entre o pessoal de música techno e trance.

O Reactable foi desenvolvido por pesquisadores da Pompeu Fabra University e foi apresentado em algumas feiras e eventos de música eletrônica, até que seus desenvolvedores uniram-se e formaram a Reactable Systems e colocaram o dispositivo em produção.  Segundo a matéria do Jornal da Globo, seu preço atual é na faixa de R$ 35.000,00.

Inspirado nos sintetizadores análogos modulares, o Reactable é basicamente uma mesa com uma superfície touch que utiliza uma série de cubos onde cada um controla um aspecto diferente do sistema, e são capazes de interagir com o outro quando estão próximos. A intenção disso é construir um setup de samples e loops, onde o resultado sonoro é representado graficamente na superfície da mesa mostrando as ondas sonoras reais que vão de um cubo ao outro.

Os quatro módulos sonoros principais do Reactable incluem geradores de som, filtros de som ou efeitos,
controladores e objetos globais. Os geradores de som geram sons que podem ser alterados pelos filtros. Controladores, que incluem módulos como osciladores de baixa freqüência ou enteados seqüenciadores, podem modificar dinamicamente o comportamento dos objetos que ficam conectados, enquanto os objetos globais afetam os parâmetros globais da tabela, como as batidas por minuto, o volume ou mesmo o estrutura harmônica. Todos os parâmetros envolvidos nestes processos podem ser controlados e transformados por botões, bem como, anexando mais controladores para eles.


Para quem ficou interessado mas não pode gastar tanto assim nesse ultra-avançado tablet,  há  versões para  Iphone e Android por US$10,00.



Mais detalhes em : http://www.reactable.com/