sábado, 27 de junho de 2009

The Edge, Jimmy Page, Jack White e a história da guitarra

O guitarrista do Led Zeppelin, Jimmy Page, e o líder do The White Stripes, Jack White, conversaram ontem (19.06.2009) em Los Angeles sobre o envolvimento de ambos no documentário "It Might Get Loud".



Durante a coletiva de imprensa organizada os músicos explicaram o que os motivou a estrelar o filme, que ainda conta com a presença do guitarrista do U2, The Edge.

"Hoje em dia as pessoas estão ficando famosas por serem famosas", disse White quando indagado sobre a razão de ter participado do projeto. "Você precisa lutar contra os meios de comunicação para criar algo com alma. Esse filme faz com que as pessoas vão fundo dentro da música."

O documentário, dirigido por Davis Guggenheim, vencedor do Oscar por "Uma Verdade Incoveniente", revela a evolução dos três guitarristas e a forma como cada um entrou em contato com seus instrumentos na juventude.

"O que nós temos em comum é o fato de sermos guitarristas autodidatas", contou Page. "E isso que torna tudo tão fascinante. Todos os guitarristas têm características muito diferentes, então há muita coisa para aprendermos com os outros."

No longa o líder do White Stripes aparece criando seus próprios instrumentos de cordas e ensinando um garoto de nove anos a tocá-los. Ele ainda aconselha os aspirantes a músicos a agarrarem qualquer instrumento que eles possam adquirir.

"Comece com o que você conseguir e lute para desenvolver sua própria relação com o instrumento", aconselhou White, antes de ser indagado sobre uma possível participação de Jimmy Page no seu próximo trabalho. "Jimmy precisa praticar um pouco mais antes", brincou.

"It Might Get Loud" estreia em 14 de agosto nos Estados Unidos.

Fonte: IG Música

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Lojas de Guitarras e Instrumentos Musicais - Teodoro Sampaio (parte 01)

Em uma postagem anterior eu havia comentado sobre a Loja Playtech lá da Rua Santa Efigênia e que iria comentar sobre outras lojas que porventura visitasse. E eis que na Sexta-Feira 12/06/2009, resolvi emendar com o feriado de Quinta e fui vistar as lojas de instrumentos musicais da tão famosa Teodoro Sampaio, em São Paulo/SP.

Esse foi o ponto inicial da aventura:



Eu nunca havia visitado essa rua antes e vou dizer uma coisa.... "o barato é lôco"....
Passei mal com tanta guitarra e acessório.... aquilo parece um paraíso para guitarristas (com dinheiro, obviamente....)





Uma das primeiras lojas que visitei logo no inicio da Teodoro Sampaio com a Alves Guimarães foram a Super Brasil e a Destroyer (que está nas fotos abaixo) :





Super Brasil : Rua Teodoro Sampaio, 671 - Fone 3088-6975 / 3088-6966
Destroyer : Rua Teodoro Sampaio, 681 - Fone 3081-5805

Logo em seguida tem a Hendrix Music. A loja é "engraçada", porque começa na esquina e tem o prosseguimento depois da Loja Tango (a loja é interligada por detrás da Tango...)





A Hendrix também vende outros instrumentos, porém as guitarras estão mais destacadas. Como o meu sonho (e o de muita gente) é comprar uma Gibson, aproveitei para ver preço e os modelos disponíveis, mas não haviam muitos. O contato lá foi com o Rafael (na loja da esquina) e o pessoal lá foi bem atencioso..



Hendrix World Music : Rua Teodoro Sampaio, 709 - Fone 3086-4033



Em seguida entrei na Tango (com 2 lojas na rua) , que tinha uma vitrine de encher os olhos e uma boa variedade de instrumentos. Lá o contato foi o Eric (da primeira loja Tango), que teve uma super paciência em me mostrar os modelo e preços das Gibson's existentes... Gibson Explorer, Firebird, Flying V, Custom, Standard... todas por lá..











Já na segunda loja da Tango falei com o Alves, que me mostrou algumas Gibson Studio, por volta de R$ 6.500,00... mas dava para fazer um desconto de 20% no preço a vista. Ele tava muito afim de me facilitar a venda, pena que nesse momento tá faltando verba por aqui ... :-(
E me amarrei muito no luminoso que havia na loja fazendo propaganda das guitarras Epiphone :



Tango Loja 01 : Rua Teodoro Sampaio, 713 / 715 - Fone 3797-2360
Tango Loja 02 : Rua Teodoro Sampaio, 805 - Fone 3797-2360



Em seguida topei com a fachada da loja Universe Music, e o que me chamou a atenção foi a grande variedade de pedais que haviam na vitrine... coisa de "lôco"...






E também ainda haviam as guitarras da marca Jackson e ESP com um shape parecido com a Explorer...



Tenho que ser sincero ao dizer que não veio ninguém me atender e o pessoal da loja parecia um pouco perdido, mas em todo o caso, se alguém tiver interesse :
Universe Music : Rua Teodoro Sampaio, 763 - loja 05 - Fone 3062-5750

Bom, o que veio a seguir depois desta loja me deixou piradaço, mas isso já é assunto para a parte 02 deste "post"...

Fiquem ligados que continua no próximo "post"...