quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Escalas Pentatônicas

Na música denominamos Escalas Pentatônicas ao conjunto de todas as escalas formadas (como o próprio nome diz) por 5 notas ou tons. As escalas pentatônicas mais usadas são as pentatônicas menores e maiores que podem ser ouvidas em estilos músicais como o blues, rock e na música popular. Muitos músicos abreviam o seu nome e a chamam somente de penta.

Diz-se que surgiu na china, por algum músico que reuniu as divisões melódicas propostas por Pitágoras, que descobriu que, se uma corda gerava uma nota X, e fosse dividida ao meio, geraria a mesma nota porém uma oitava acima, ou dividida em 3 gerando outro intervalo harmônico e assim sucessivamente. foi o início da harmonia na música.

A escala pentatônica foi organizada pois, com as divisões em 3 propostas por pitágoras, eram gerados 6 intervalos distintos: B,C,D,E,G,A, porém a proximidade da nota B para a nota C era muita, e quando tocadas juntas, geravam uma "dissonância", sendo então retirada a nota B desta escala, foi formada a escala de 5 tons, gerada pela descoberta de Pitágoras.

Escala Pentatônica Maior
A escala pentatônica maior mais usada é aquela derivada da escala maior ou jônica quando tiramos o 4º e o 7º grau. Exemplo de escala pentatônica maior em Dó (C):

C D E G A => repare que as as notas F e B da escala maior natural foram suprimidas
T 2 3+ 5 6 => graus da escala

Obs: qualquer escala de 5 notas com a terça maior poderia ser considerada como uma pentatônica maior, porém esta é a forma mais comum.

Escala Pentatônica Menor
O mesmo raciocínio feito para a construção da escala pentatônica maior pode ser feito para construir a pentatônica menor que é baseada na escala menor natural, porém sem o 2º e o 6º grau. Veja o exemplo de uma escala pentatônica menor em Dó (C):

C Eb F G Bb
T b3 4 5 b7
* Obs: qualquer escala de 5 notas com a terça menor poderia ser considerada uma pentatônica menor porém esta é a mais usada.

Esta é a escala preferida pelos músicos de blues, rock e metal. Nela podemos incluir, ainda, uma sexta nota, no grau b5, também chamada de blue note, formando assim uma escala típica do blues.

Outras escalas pentatônicas:

Pentas menores:
C Eb F G Bb => penta menor com sonoridade próxima da escala menor natura
C Eb F Ab Bb => penta menor com sonoridade próxima da escala frígi
C Db F G Bb => penta menor com sonoridade japonesa
C Eb F G A => penta menor com sonoridade jazz
C Eb F A Bb => penta menor com sonoridade alterada

Pentas maiores
C D E G A => penta maior com sonoridade próxima da escala maior natural
C D E G Bb => penta maior com sonoridade próxima da escala mixolídia
C D E Gb A => penta maior com sonridade jazz ou lídio

(Fonte : Wikipedia)

E aqui uma explicação de Roger Franco sobre as "pentas" :

Um comentário:

Ademir.102manias@hotmail.com disse...

Muito bom Roger, aula bem explicada!