terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Guitar Hero - Steve Ray Vaughn

Stephen "Stevie" Ray Vaughan (freqüentemente referido por suas iniciais, SRV) nasceu em Dallas, no Texas em 3 de Outubro de 1954 e foi um guitarrista de blues americano, conhecido como um dos mais influentes músicos da história.



O estilo de SRV tocar blues era fortemente influenciado por Albert King, que se auto-proclamou "padrinho" de Stevie, e por outros músicos de blues como Otis Rush e Buddy Guy. Stevie é reconhecido por seu som de guitarra característico, que em parte provinha do uso de cordas de guitarra espessas, pesadas, calibre .013 e também da afinação meio tom abaixo do normal em (Eb) mi bemol. O som e o estilo de Vaughan tocar, que freqüentemente mescla partes de guitarra solo com guitarra rítmica, também traz freqüentes comparações com Jimi Hendrix. O pesado vibrato de King pode ser claramente ouvido no estilo de Vaughan. Outra influência no estilo foi Albert Collins. Sua técnica da mão direita, usando o dedo indicador, foi extensamente utilizada por SRV, batendo na cordas contra o braço da guitarra.

No início de sua carreira Vaughan fez apresentações na banda de seu irmão Jimmie Vaughan, a princípio assumindo o contra-baixo, apenas para ter a oportunidade de tocar em uma banda. Com a experiência adquirida após tocar em uma série de bandas, Vaughan formou o conjunto de blues e rock chamado Double Trouble no final dos anos 70.

O álbum de estréia do Stevie Ray Vaughan & Double Trouble foi lançado em 1983. O aclamado pela crítica, "Texas Flood" lançou o sucesso top 20 "Pride and Joy" e vendeu bem tanto nos círculos de blues como de rock. Os álbuns seguintes, "Couldn't Stand the Weather" (1984) e "Soul to Soul" (1985), vivenciaram quase o mesmo sucesso dos discos anteriores. "In Step" (1989), outro disco aclamado pela crítica, ganhou um Grammy pela melhor gravação de blues.

O último momento de Stevie Ray Vaughan no palco foi também um dos mais belos de sua carreira. Ele, seu irmão Jimmie, Eric Clapton, Buddy Guy, Robert Cray e Phil Palmer finalizaram um show no Alpine Valley Music Theatre, em East Troy, Wisconsin, com uma jam capaz de deixar qualquer fã de olhos (e ouvidos) super abertos. Foi uma pena o episódio seguinte ter deixado tristezas e muitas saudades. Em 27 Agosto de 1990 o helicóptero que conduziria Stevie Ray Vaughan dali para Chicago, onde ele faria o próximo show, enfrentou um terrível mal tempo e colidiu em uma montanha. Junto com ele estavam o piloto Jeffrey Brown e três membros da equipe de Eric Clapton: o agente Bobby Brooks, o guarda-costas Nigel Browne e o empresário de turnê Colin Smythe.

Com vocês, "Pride and Joy" do album "Texas Flood" :



Fontes : Wikipedia, Rockwave, SRV Fan site

Nenhum comentário: