sábado, 22 de novembro de 2008

Jackson Randy Rhoads RX10D

A Jackson é uma marca de guitarra norte-americana especializada na fabricação de instrumentos para heavy metal.

A marca surgiu quando o lendário guitarrista Randy Rhoads se aproximou de Wayne Charvel, já um renomado fabricante de guitarras, querendo um modelo de guitarra novo parcialmente inspirado no visual agressivo de uma Gibson Flying V. Temendo que o visual agressivo desse novo modelo pudesse danificar a imagem da marca Charvel (então fabricante exclusivamente de modelos baseados na Fender Stratocaster), Wayne então nomeou-a como Jackson, dando início assim ao legado indiscutível da marca, que ao longo dos anos conquistou uma absoluta legião de fãs, contrariando as expectativas iniciais e tornando-se inclusive maior que a própria Charvel.

A Jackson Guitars fabrica diversos modelos de guitarras, a maioria delas guitarras de alto ganho, e com design voltado para alta velocidade e tocabilidade. Seu modelo "soloist" é considerada uma das melhores guitarras para heavy metal e hard rock do mundo.

Recentemente a marca foi adquirida pela Fender.

Características:

Corpo : Alder . Alder é uma árvore ripícola mediterrânea que cresce em regiões de clima temperado úmido. Na América é encontrada principalmente na região sul dos Andes, mais especificamente no Chile. Sua madeira, de baixa densidade e resistente à água, é muito utilizada na construção de corpos de guitarras sólidas. O Amieiro tem como característica sonora um som mais aveludado com grave bastante profundo. Possui timbre caracteristicamente mais agudo, alta velocidade de propagação do som e bom sustain.

Braço : Marple. Marple é uma árvore da família das Aceráceas, que têm a folha símbolo do Canadá. Madeira clara, com venatura visivelmente ondulada, as fibras são trançadas e trabalhar com ela exige habilidade e cautela, para ter um resultado satisfatório.

Trastes : 22 trastes de Rosewood. Rosewood é uma madeira nobre, e é o nome genérico que os ingleses e norte-americanos deram para madeiras aparentadas. Assim eles chamam indistintamente de Rosewood o nosso Jacarandá, o da América Central, o Indonésio e o Indiano.

Tremolo : Floyd Rose® Licensed Jackson® Low Profile JT580 LP Double Locking 2-Point .

Captadores : 2 Humbuckers Duncan Design HB-103 com ímãs cerâmicos . Esta família de ímãs apareceu no mercado em 1952. O processo de fabricação consiste na pulverização das matérias-primas até a formação de mono-cristais. Este composto é então prensado numa forma sob a influência de um campo magnético orientado. Após esta compactação, o material é sintetizado em fornos especiais e moldado para os formatos e dimensões desejados. Hoje em dia, os imãs cerâmicos são os que possuem menor custo. Este captador funciona em 3 posições : Posição 1 - Ponte, Posição 2: Ponte e braço, Posição 3: Braço.

Cores : Sólidas / acabamento metálico : 503 - Black (BLK), 522 - Cobalt Blue (CBL), 528 - Inferno Red (IFR), 568 - Satin Black (SBK). Acabamento transparente: 501 - Amber Sunburst (ASB), 586 - Transparent Blue (TB), 590 - Transparent Red (TR). Acabamento gráfico : 523 - Cobalt Blue Swirl (CBS), 526 - Crimson Swirl (CS)


Nenhum comentário: