sábado, 31 de dezembro de 2011

E lá se vai 2011 : Expomusic, Ministra Ellen Gracie e o cenário musical brasileiro

31 de Dezembro, estamos às portas de 2012, e o cenário musical brasileiro, como ficou ?

Pela enquete feita no nosso site, a maioria das pessoas considera péssimo (45%), médio (27%), bom (2%) e ruim (1%). NINGUÉM considerou excelente !!!! Fantástico isso !!!

Hoje mesmo pela televisão, os "especiais de fim de ano" (arrrghhh ...) apresentam as mesmas figurinhas de 2001, 2002, 2003, 2004, 2005.... Sempre as mesmas cantoras de axé, sempre as mesmas duplas sertanejas, sempre os mesmos pagodeiros... Como se nesse país não existisse rock, blues, heavy, MPB, bossa nova, samba... Não é à toa que a maioria do pessoal considera o cenário musical uma droga...

Em 2011 também na parte de equipamentos penso que continuamos na mesma... Qualquer um que tenha acesso a revistas importadas consegue ver que lá fora (seja USA ou UK ou Espanha ...) há uma grande, enorme diversidade de fabricantes de instrumentos e acessórios que nem sequer chegam aqui. Por aqui nunca vi guitarras Framus, ou Zematis, ou James Trussart ou Eastwood, sem contar os diversos acessórios que aparecem nas páginas finais da GP americana.

A Expomusic 2011 por exemplo estava a mesma coisa de 2009 e 2010, a única exceção foi o stand da Fender. Aparentemente perceberam que o stad foi o mesmo durante anos seguidos e nesse ano resolveram mudar, colocaram painéis com todas as guitarras fabricadas por eles e a descrição do instrumento ao lado, o que ficou muito bonito.




Tirando isso a feira acabou no mesmo de sempre: as mesmas figurinhas demonstrando os mesmos equipamentos, e sem grandes lançamentos. Dessa feira eu só destacaria a demonstração do GR-55 Guitar Synthesizer da Roland feita pelo Marcinho Eiras - muito simpático e atencioso com todos que estavam lá, as guitarras Fernandes que impressionaram bastante o público e o lançamento da Tagima, uma guitarra no formato Explorer com ponte Floyd Rose.





A nota negativa vai para a BOSS que disse que não vai mais importar a drum machine BOSS DR-880 Dr. Rhythm devido "ao padrão de tomada brasileiro, pois fica inviável ($$$) para a BOSS do Japão fazer a tomada especialmente para o Brasil".... Ô pessoal da BOSS !!! Não subestime minha inteligência não... Já ouviu falar em adaptador ??? Está na cara que o motivo não é esse, o motivo deve ser baixa aceitação do público... Mas não tem problema não viu representantes da BOSS, já comprei uma drum machine da Alesis (SR-18) e tô muito feliz !!! ;-P

E a notícia que realmente fez o ano dos músicos valer algo : em 1º de Agosto o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que os músicos não precisam mais de credencial da Ordem dos Músicos do Brasil (OMB) para se apresentar.

A relatora, Ministra Ellen Gracie, disse que “A música é uma arte, algo sublime, próximo da divindade. Tem-se talento para a música, ou não se tem”. Essa declaração tocou fundo na alma! Obrigado Ministra !

Para o cantor e compositor alagoano, Júnior Almeida a decisão do STF vai atender uma reivindicação antiga da categoria. Segundo ele, a forma como o registro era feito estava ultrapassada e acabava prejudicando os profissionais. Almeida explicou que na prática, o registro na OMB não trazia benefícios, já que muitos cantores já tiveram problemas e quase tiveram que cancelar shows.

“Esse registro vem do tempo da ditadura e recebe críticas em todo o país. Para se registrar e poder trabalhar era preciso fazer um teste de partitura, caso quisesse ser músico profissional. Também têm os músicos que aprenderam na prática. Muitos que tocam na noite de Maceió estão nessa categoria. A filiação era obrigatória, tendo que pagar uma taxa anual”, destacou.

Ele contou que em estados como o Rio de Janeiro havia uma fiscalizaçãoo muito grande acerca do registro. “Para tocar em alguma casa de música lá era preciso ser registrado na OMB. Eles exigiam até o número do registro”, destacou.

Fontes : The Christina Post, Portal R7 e Kadosh Music .

Um excelente 2012 a todos ! E que esse 2012 seja melhor, repleto de novidades e muita música para nós !!! Abraços e até o ano que vem !!!!!

Nenhum comentário: