quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Legendário guitarrista Les Paul morre aos 94 anos

Nesta Quinta-feira, 13/08/2009, o mundo da guitarra ficou triste com a morte de Les Paul, aos 94 anos, em decorrência de complicações causadas por pneumonia. Ele faleceu no Hospital White Plains, em Nova York, rodeado por amigos e familiares.




De acordo com a agência de notícias Associated Press, Les Paul estava hospitalizado desde Fevereiro de 2006, logo após vencer dois prêmios Grammy pelo álbum "Les Paul & Friends: American Made World Played". O procurador Michael Braunstein disse que Paul tinha andado "dentro e fora do hospital" durante cerca de dois meses a lutar contra uma série de doenças.

"Aos 94 anos é difícil lutar contra tanta coisa", disse Braunstein. "Ele é uma pessoa histórica, certamente que deixou a sua marca aqui na Terra e tinha muitos, muitos amigos".

Les Paul (nome artístico de Lester William Polfus, nascido em Waukesha, 9 de junho de 1915 - White Plains) foi o guitarrista pioneiro no desenvolvimento de técnicas e instrumentos musicais elétricos, e também uma força dominante no negócio da música desde a Segunda Guerra Mundial. Ele e a esposa Mary Ford produziram uma sequência de sucessos na década de 1940 e 1950, que incluiam "Mockin 'Bird Hill" e "How High the Moon."

Começou a se interessar por música aos 8 anos de idade, quando começou a tocar gaita. Logo aprendeu banjo e posteriormente guitarra. Aos 13 anos de idade já era guitarrista de música country e já tocava profissionalmente. Descontente com as limitações dos violões, Les Paul começou a experimentar com a amplificação de guitarras, em 1928, ao colocar um receptor telefônico sob as cordas do instrumento.

Ele criou seu primeiro protótipo de guitarra em 1941. Mais tarde declarou: "Levei o instrumento a uma casa noturna e a toquei. Obviamente, todos me rotularam de maluco".

A guitarra elétrica propriamente dita chegou ao mercado em 1952, época em que o rival, Leo Fender, estava terminando de desenvolver a Telecaster. Paul desempenhou um importante papel no nascimento do rock'n'roll no início dos anos 50 quando se juntou com a Gibson Guitar Corporation para ajudar a desenhar um elegante modelo que acabou por ficar com o seu nome. A estrutura da guitarra mudou pouco desde os anos 50.

O modelo Les Paul da Gibson é considerado um dos mais icônicos da história da música moderna e é associado à imagem de alguns dos guitarristas mais importantes do rock, como Jimmy Page do Led Zeppelin, Pete Towshend do The Who, Ace Frehley (ex-Kiss), Zakk Wylde, que acompanhava Ozzy Osbourne e lidera o Black Label Society, e Slash do Guns N'Roses.

"Les Paul foi um exemplo brilhante de como a vida de uma pessoa pode ser intensa. Ele era tão brilhante e cheio de energia positiva. Estou honrado por ter tocado com ele algumas vezes nestes anos", disse Slash.

O presidente da Gibson Guitar, Dave Berryman, disse que "como pai da guitarra elétrica, ele não foi apenas um dos maiores inovadores do mundo, mas uma lenda que criou, inspirou e contribuiu para o sucesso de músicos em todo o mundo".

Guitarrista Richie Sambora (Bon Jovi) recorda-se da primeira vez que conheceu Les Paul em 1988 quando a banda estava trabalhando no álbum "New Jersey."

"Les Paul veio no meu aniversário e nós nos sentamos na doca atrás de minha casa e conversamos por horas" diz Sambora. "No final ele me deu uma guitarra e me disse : 'Filho, aqui está a sua espada, agora vai lá e bota pra quebrar!'".

"Les Paul era verdadeiramente 'único'. Nós devemos a ele muitas das invenções que fazem o som do rock 'n roll de hoje, ele foi o pai fundador da música moderna" declarou B.B. King. "Essa é uma grande perda para a comunidade musical e para o mundo. Sinto-me muito honrado em tê-lo conhecido".

Joe Satriani disse a imprensa que "Les Paul criou um padrão de musicalidade e inovação que permanece insuperável. Ele foi o 'guitar-hero' original e a mais bondosa alma. Em Outubro do ano passado nos reunimos no palco do Iridium Club [New York], e ele ainda arrasava! Ele era e permanece uma inspiração para todos nós".

Além de criar o modelo Les Paul, um dos mais vendidos pelas marcas Gibson e Epiphone, como inventor, ele ajudou no processo para a gravação em várias faixas nos estúdios, aprimorando as gravações de diferentes instrumentos em canais separados.

Apesar da artrite e de problemas auditivos, Paul manteve-se um incansável músico, tocando regularmente num clube noturno de Jazz em Nova York até à década de 90.

Paul deixa sua filha Colleen Wess; filhos Lester (Rus) G. Paul, Gene W. Paul e Robert (Bobby) R. Paul; cinco netos e cinco bisnetos.

O funeral será uma cerimônia privada em New York na cidade de Waukesha. A família de Les Paul anunciou que ao invés de flores para o velório, os interessados em prestar uma última homenagem a Les Paul podem fazer doações ao Les Paul Foundation, 236 W. 30th St., Seventh Floor, New York, N.Y. 10001.

Mais sobre Les Paul em : http://www.lespaulonline.com/

Nenhum comentário: