segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Guitar Hero / Guitar Class - Brian May

Doutor Brian Harold May , CBE (Hampton, Middlesex, Inglaterra, 19 de Julho de 1947) é o guitarrista da banda inglesa Queen desde sua formação, tendo sido, inclusive, um dos responsáveis pela criação da banda (juntamente com Roger Taylor), no início dos anos 70.



Antes de qualquer coisa, aqui já vão os devidos esclarecimentos :
- "Doutor" porque o talentoso guitarrista concluiu em outubro de 2007 (após 30 anos do início de sua pesquisa) sua tese de doutoramento em astronomia intitulada “A Survey of Radial Velocities in the Zodiacal Dust Cloud” (“Uma Pesquisa por Velocidades Radiais na Nuvem Zodiacal de Poeira”), tornando-se o primeiro guitarrista a alcançar um título de Ph.D.
- "CBE" é o título que Brian May recebeu da rainha (condecoração da Ordem do Império Britânico na classe de "Commander of the British Empire").

Mas voltando à guitarra que é o nosso foco, Brian May é conhecido por seu distinto timbre assim como pelo fato de ter construído (com seu pai) sua própria guitarra, chamada de Red Special. Ele também escreveu várias músicas famosas da banda como "We Will Rock You", "Tie Your Mother Down", "The Show Must Go On" "Who Wants to Live Forever" e "I Want It All".

Quando tinha 16 anos, o seu pai, técnico em eletrônica, propôs que construíssem uma guitarra elétrica juntos, uma vez que não tinha dinheiro para lhe dar uma nova. Assim, foram retirando objetos e velharias (por exemplo, de motos velhas) que juntas, em 18 meses, formaram a incrível Red Special, uma guitarra com uma acústica perfeita e inovadora para a época (tinha escala com 24 trastes). Ele a usa até hoje nos espetáculos, salvo em algumas músicas para não a colocar em risco.

O corpo desenhado pelo próprio Brian, é em um corpo semi-sólido, braço parafusado, fixado com um grande parafuso e mais dois pequenos internos. A madeira utilizada para o braço foi o mogno, madeira extraída da lareira da casa. A escala possui 24 trastes, uma característica inédita para as guitarras da época. Foi confeccionada em carvalho, e pintada de preto. O braço é grosso, pois foi construído com base num braço de violão.

O escudo é fetio de Perspex, material parecido com acrílico. A ponte foi toda feita à mão. A captação fica por conta de 3 single da Burns. Controles com 2 botões: volume e tonalidade. As chaves seletoras são 6, uma liga/desliga e outra inverte a fase para cada captador. O padrão de Brian é de duas bobinas com fases invertidas que proporciona efeito de humbucking e muito pouco altera essa seleção.

Ao final da construção, Brian e seu pai envernizaram a guitarra com uma cor avermelhada, de onde veio o nome.

Uma curiosidade: a Red Special na época saiu por £10.

Ao longo da história houveram várias cópias e réplicas: no final dos anos 70, Brian junto com John Birch, luthier de Birmingham – Inglaterra, desenvolveram a réplica, na cor branca. Ela aprece nos clipes "We Will Rock You" e “Spread Your Wings” do disco NEWS OF THE WORLD de 1977.

Na década de 80, é fabricada a 1º replica da guitarra lançada pela Greco Guitars – BM900. Em 84, foi a vez da Guild lançar a BHM-1. Em 93, também pela Guild, é lançado um modelo de luxo, a BM Limited Signature. Em meados dos anos 90, a japonesa Kz lançou a sua linha RS, a “K'z Guitar Works Red Special”

Em 96, a Red Special de Brian May, passou por uma necessária reforma. O escolhido foi o Luthier australiano Greg Fryer. Greg e Brian, chegaram a fazer três réplicas idênticas a original, e Brian batizou-as de: John Paul e George.

Em 2002, saiu uma linha lançada pela marca de captadores que Brian usa na RS, a Burn. Em 2003, parta comemorar os 40 da RS, Brian e o Luthier inglês Andrew Guyton lançaram uma série “Guyton Red Special Guitars”. Foram lançadas apenas 50, 40 na cor original e 10 na cor verde.

Em 2006, devido ao grande sucesso da linha Kz, é lançado a “Red Special Jr.”, um linha bem mais em conta, mas com bastante qualidade e em três cores: Natural, branca e preta.



Brian usa no lugar de palheta um moeda - 6 pences pra ser exato. Seu amplificador de "longa data" é o já renomado Vox AC-30 que, posteriormente, ganhou uma versão "signature" feita para o próprio May, o Vox AC-30BM.

Em 2002 e em 2006 Brian foi considerado o Melhor Guitarrista do mundo. O prêmio foi colocado pela MTV Americana em duelos de solos feitos entre vários guitarristas. Em 2007 Brian ficou em 4º lugar tocando apenas na Inglaterra em Shows. E foi eleito "Melhor Guitarrista do Mundo" em: 1992, 2000, 2002, 2006.

Equipamento de Brian May :



Hoje em dia a banda Queen é conhecida mundialmente e é considerada a melhor banda britânica de todos os tempos ( pela BBC ).

Nenhum comentário: