quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Guitar Hero - Angus Young (AC-DC)

Insandecido. É o mínimo que se pode dizer deste escocês nascido em Glasgow, Escócia, a 31 de Março de 1955. Angus McKinnon Young é membro e fundador da banda australiana de hard rock AC/DC, uma das mais importantes da história do Rock'n'Roll. Angus está entre os maiores guitarristas de hard rock e considerado por muitos como o maior riffer de todos os tempos.



Angus passou a tocar guitarra em 1963, ano em que sua família mudou-se da Escócia para a Austrália. Ele comprou uma Gibson SG após tê-la visto em um catálogo de um amigo. Anteriormente, enquanto não tinha sua Gibson SG, ele tocava numa velha Höfner que era de seu irmão Malcolm. Um dos irmãos de Young, George (que tocava na banda The Easybeats), dava aulas de guitarra para Angus e Malcolm quando estava em casa após as turnês.

Angus e Malcolm Young formaram o AC/DC em 1973. A primeira formação incluia Angus como guitarra solo, Malcolm como guitarra base, Colin Burgess na bateria, Larry Van Kriedt no baixo e Dave Evans nos vocais. A primeira música da banda chamou-se "Can I Sit Next To You Girl". Eles criaram o nome AC/DC após ter visto que estava escrito AC/DC atrás de uma máquina de costura da irmã Margaret. AC/DC é uma sigla em inglês que significa corrente alternada/corrente contínua de eletricidade.



Após tocar com a banda por um tempo, Angus desenvolveu a imagem de Schoolboy(Garoto da Escola). Antes de ter a imagem de Schoolboy, Angus tentou outras imagens como Spider-Man, Zorro, Gorilla e uma paródia do Super Man, nomeado de Super-Ang.A imagem de Schoolboy veio a ser uma marca registrada de Angus Young. O uniforme original foi retirado de sua escola secundária, Ashfield Boys High School, em Sydney.Há rumores de que ele não tinha tempo de trocar sua roupa antes de ir para os shows. Sua irmã Margaret sugeriu que ele vestisse o uniforme da escola, após Malcolm ter dito que cada membro da banda teria que ter uma vestimenta. Isso pode parecer irônico mas Angus não gostava muito de ir a escola.


Equipamentos de Angus Young


Guitarras : Basicamente Angus utiliza sua SG lendária de 1968, com os captadores T Tops.Outra SG é a de 1964 que ele usou para gravar o álbum Ballbreaker. Estas guitarras tem captadores com pinos de Alnico 5 High Output. É muito raro vê-lo com outro modelo de guitarra, mas ele possui Telecasters,Gibson Firebirds e uma ES335s. Angus usa encordoamentos Ernie Ball a aproximadamente 40 anos.

Amplificadores: Seu amplificador principal é o JTM45.No estúdio, Angus usa frequentemente um Marshall Plexi 100w para riffs e um pequeno Plexi(JMP50, JTM50, ou JTM45) para solos. Sempre usou falantes Marshall 4x12 (modelo 1982 e de 1960) com Celestion G12H 30 watts (nas velhas gravações), Vintage 30s (nas novas gravações) e G12M 25 watts (em solos/overdubs).



Segue no vídeo 9 minutos e 52 segundos de puro Rock'n'Rol ;)

Nenhum comentário: