

No início da carreira, Eddie tocava bateria e teclado e Alex (irmão de Eddie) tocava guitarra e estudava teclado junto ao irmão, Eddie. Com o tempo Alex ficou melhor que Eddie na bateria, e Eddie passou a treinar guitarra, superando-o. Eddie Van Halen é considerado um dos melhores guitarristas que o mundo já conheceu, sua rapidez e criativade chamaram atenção logo no seu primeiro disco (VAN HALEN) com a faixa Eruption. Dizem que Eddie aumentava a potência de seus amplificadores a cada show, usando o máximo de força que seus amplificadores podem agüentar, hoje isso não é mais freqüente. Criador e popularizador de muitas técnicas, este Guitar Hero tem influenciado milhares e milhares de guitarristas há mais de duas décadas, popularizando assim, a técnica do tapping.
Equipamento e Estilo de Eddie Van Halen :

Seu primeiro instrumento foi construído por ele mesmo. Foi a Frankstrat, uma guitarra com corpo Fender Stratocaster 60 e um braço Mapple. Sua primeira pintura era inteira branca com listras pretas, isso em 1972. Em 1974 Eddie percebeu que haviam muitas guitarras com pinturas parecidas , entao pensou: "vou melhorar essa pintura, farei diferente.". Então Eddie chegou a conclusao de pintá-la inteira de vermelho com listras brancas e pretas. O corpo da guitarra custou-lhe uns 80 dólares na época (era usado), e o braço uns 50 dólares. Com os captadores ele não teve dúvidas, usou um captador de uma Gibson Flying V. Entao eis a Frankstrat. Hoje a Fender juntou-se a Eddie para fazer uma réplica de sua guitarra, mas com TODOS os detalhes. Eddie aceitou e foram ao trabalho. Dois anos se passaram e ao término estava PERFEITA em cada detalhe, como lascas nos cantos, riscos, queimaduras de cigarros e até mesmo o captador do braço que não funciona. Existem somente 300 dessas no mundo, e custam em torno de 50 mil reais. Depois de um tempo Eddie criou em parceria com a Music Man as guitarras Music Man Axis EVH Signature, passando depois para as guitarra EVH Wolfgang, com captadors DiMarzio Custom Made.
Amplificadores: Marshall Superlead Plexi "envenenados", Fender EVH 5150 III, Peavey modelo 5150 e 5150 II.
Efeitos : A Dunlop criou os efeitos signature de Eddie - MXR Phase 90 EVH, MXR Flanger EVH, MXR Crybaby EVH, MXR Chorus, Delay.
Técnica: Eddie Van Halen utiliza escalas diatônicas, e diversos modos como jônio, dório, eólio, mixólideo e etc. Também utiliza vários arpejos. Sua técnica utiliza bends, ligatos, tapping, alavancadas e harmônicos naturais. Costuma utilizar suas escalas sobre o campo harmônico da Guitarra.
Abaixo segue a partitura da música "Eruption" citada acima :






Com vocês toda a técnica de um dos maiores guitar heroes de todos os tempos:
Nenhum comentário:
Postar um comentário