sexta-feira, 15 de maio de 2009

Guitar Hero - Jeff Healey

Jeff Healey (nascido Norman Jeffrey Healey, Toronto, 25 de março de 1966 – falecido a 2 de março de 2008 em Toronto) foi um canadense deficiente visual, vocalista e guitarrista de jazz e blues-rock.

Ainda bebê, perdeu a visão devido a um câncer raro chamado Retinoblastoma. Aos três anos de idade começou a tocar guitarra e, por ser cego, desenvolveu um estilo próprio de tocar, apoiando a guitarra em seu colo, um estilo chamado de lap-top (onde ele toca de uma maneira que envolve todos os dedos para tocar sua guitarra, apoiando-a em uma plataforma especial, ou nas pernas, onde ele ainda toca com os dentes, com a guitarra sobre a cabeça, e muitas vezes em pé agitando o público).

Em 1985 um amigo e lendário guitarrista chamado Albert Collins "convenceu" Jeff Healey a subir ao palco com ele e ninguém menos que Stevie Ray Vaughan por algumas semanas. O pequeno jovem, loiro e cego, impressionou Stevie Ray Vaughan, que passou a ser um grande amigo do menino prodígio. Neste mesmo ano formou a "The Jeff Healey Band" junto com os amigos e músicos Joe Rockman (baixista) e Tom Stephen (baterista).Healey tinha apenas 19 anos de idade.

No mesmo ano, participou do filme "Road House" (Matador de Aluguel, com Patrick Swaize), onde tocava com sua guitarra em um bar.

Em 1986 ao tocar em um festival em Vancouver com B.B.King, deixou o mestre e sua "Lucille" boquiabertos. Fizeram tour pelo Canadá por dois anos, lançando uma espécie de "demo", antes de se filiarem a Arista Records & BMG Music Canadá Inc.

O trio ganhou reconhecimento internacional, principalmente com o álbum "See the Light", que continha a música "Angel Eyes". O álbum foi indicado ao GRAMMY Awards em 1988 como "Melhor Instrumental" e que ultrapassou a marca de um milhão de unidades nos Estados Unidos da América.



Em 1990 seu segundo álbum, "Hell to Pay", trazia George Harrison (ex-Beatle) tocando com Jeff Healey na faixa cover dos Beatles "While My Guitar Gently Weeps" e também Mark Knopfler (Dire Straits) tocando com Jeff Healey em "I Think I Love You Too Much". "Hell To Pay" é considerado por muitos fãs da banda, como sendo o melhor álbum do grupo. Para quem quiser conferir, as faixas "Hell to Pay" e "While my Guitar Gently Weeps" estão no playlist da coluna da esquerda.





Quando se fala de Jeff Healey as palavras "incrível e maravilhoso" quase sempre entram no meio da conversação, pois ele possui uma técnica afiadíssima, presença de palco, uma ótima voz, é ótimo letrista além de possuir um tremendo felling.

O músico já se apresentou no Brasil ao menos uma vez, em 2002.

Jeff Healey morreu aos 41 anos em um hospital na cidade de Toronto, no Canadá, cercado por familiares e amigos.



(Ah se eu tocasse 10% do que esse cara tocava....) ;-)

Fontes : Wikipedia, Whiplash e site oficial de Jeff Healey

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Blade Guitars

Eu juro que nunca ouvi falar desta marca, e não me perguntem como achei esse site porque definitivamente não me lembro mais....
Gary Levinson, luthier / designer suíço, começou a trabalhar com reparação de guitarras em 1964, utilizando conhecimentos adquiridos em seus múltiplos diplomas universitários em ciências naturais e aplicadas, abordando a construção a partir de uma perspectiva analítica : frequências de ressonância inerente a cada tipo de madeira, eletrônica inovadora e o desenho de hardware para efeitos tonais foram fatores importantes no desenvolvimento do seu conceito .

Em 1977 ele abriu sua oficina - Levinson Music - na Suíça. No início de 1982 ele consolidou a base das guitarras Blade com uma série de protótipos inovadores de pick-ups e sua posição no corpo da guitarra determinada pelo perfil do braço. Em Janeiro de 1987 formou alianças com fabricantes/parceiros, lançando as guitarras Blade em escala mundial - geralmente esse mundial deles nunca inclui o Brasil ... :(

Em 1990 a Levinson Music com suas guitarras Blade tornou-se a melhor venda de guitarras customizadas de alto acabamento na Europa, recebendo menções de muitos dos melhores guitarristas do mundo.

Estes são alguns dos modelos fabricados por eles :



No site deles há um link para revendedores, e lá aparecem USA, Portugal, Espanha, Croácia, Grécia, Rússia, Austrália, Bósnia, Bulgária, Macedônia, Italia, Nova Zelandia .... menos Brasil ... porra!


Para quem quiser babar (ou ir até o Chile comprar uma ...) o site é aqui : Blade Guitars

Speedy, Virus, Hackers... enfim Brasil...

Espero que ninguém tenha pensado que o blog estava desativado / abandonado....

A falta de postagem foi devido ao bug / virus /hacker /incompetência / etc... da Telefônica (deveria ser Tele Afônica, porque o audio dos atendentes é péssimo !)...

A pior coisa para um blog é a falta de conecção, linha telefônica e a pior coisa deste país é que aqui só se copia o lixo dos outros paises, mas suas leis e regulamentações severas não, e assim ficamos nas mãos destas grandes empresas...

Anatel nem pensar....

Depois de várias ligações, reclamações na Anatel e por fim o comunicado de que iria enviar meu calvário para a imprensa, aí a conecção voltou ao normal e aqui estamos de volta...